top of page
Foto do escritorFabrício Girão

Alien Romulus surpreende com o horror e dá novo gás para a franquia - Crítica do Almanaque Disney

Filme chega aos cinemas sete anos depois do último lançamento da franquia, e acerta ao recuperar as sensações da primeira aventura.

Divulgação/20th Century Studios

Alien: Romulus, sétimo filme da franquia de ficção científica e terror da 20th Century Studios, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (15) como um dos lançamentos mais surpreendentes do ano. Isso porque o longa faz um trabalho considerado quase impossível, mas extremamente bem sucedido: recuperar o fôlego da franquia Alien, iniciada quase 50 anos atrás.


Romulus parte de uma premissa muito simples e conta com um excelente jovem elenco. Rain Carradine (Cailee Spaeny) e seus amigos, trabalhadores explorados em uma das colônias da Weyland-Wutani, planejam uma missão para invadir uma estação espacial abandonada e lá obter recursos que podem lhes garantir uma vida melhor. Mal sabem eles, no entanto, que a tal estação abriga avançados laboratórios de pesquisa que estudam as criaturas mais perigosas do universo.



E é nesse cenário que o diretor Fede Álvarez, de A Morte do Demônio e O Homem nas Trevas, faz seu parque de diversões. Como toda sequência de legado, Alien: Romulus não está imune às conexões exageradas com o universo e com filmes anteriores da franquia (a trama se passa entre o primeiro e o segundo filme), mas em contrapartida traz de volta alguns dos melhores aspectos do primeiro filme.


Divulgação/20th Century Studios

É um longa que se passa essencialmente no mesmo espaço físico, e usa desse confinamento para elevar o suspense e a tensão. Nesse sentido, ele consegue recriar a atmosfera de perigo constante e da luta incansável pela sobrevivência do primeiro filme. Aliado a isso, o longa reimagina aspectos clássicos da franquia em novas situações, sempre trazendo novidade, seja com os facehuggers ou com os xenomorfos completamente desenvolvidos.



E se Alien: Romulus consegue resgatar o clássico e dar ares de novidade, ele também trabalha o terror de forma muito satisfatória, não só com toda a construção do clima de tensão e perigo, como já citado, mas com viradas realmente assustadoras na trama e com mortes que escancaram o horror para o grupo preso na estação espacial. É o tipo de filme que se reinventa a cada momento, não se permitindo ficar repetitivo ou desinteressante.




Alien: Romulus

Ano: 2024

Direção: Fede Álvarez

Elenco: Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux, Isabela Merced, Spike Fearn e Aileen Wu.


Alien: Romulus retorna às raízes da franquia com tensão e variedade criativa em um filme realmente assustador.


Nota: 4/5

Comments


bottom of page