top of page
  • Foto do escritorFabrício Girão

Desencantada: criando um conto de fadas

O AD conversou com o elenco e com parte da equipe do filme, que falaram sobre retornar para o mundo de fantasia anos depois do original.

Divulgação/Disney Plus

A espera foi bem longa, 15 anos para ser exato, mas Desencantada finalmente está disponível no Disney Plus. A possibilidade de fazer uma sequência para o sucesso Encantada foi discutida por anos nos estúdios da Disney, mas o projeto demorou a sair do papel, além de ter passado por diferentes versões ao longo dos anos. Em entrevista ao AD, o elenco, o diretor e o produtor do filme comentaram como Desencantada começou a tomar forma e como foi a experiência durante a produção.


Para o produtor Barry Josephson, a sequência só foi possível pela vontade da protagonista Amy Adams em fazer o filme acontecer, e se encaminhou com a chegada do diretor Adam Shankman. "Amy realmente foi o ponto de partida, querendo interpretar Giselle novamente. E quando Adam se juntou ao nosso processo de desenvolvimento, ele nos levou para a estratosfera porque trouxe o Richard LaGravenese, que desenvolveu o roteiro e o levou para outro nível", ele revela.


Em Desencantada, Giselle faz um pedido por uma vida de contos de fadas e é atendida, mas não esperava pelas terríveis consequências do seu desejo: ela está aos poucos se transformando em uma madrasta malvada, já que é a madrasta de Morgan na vida real. "Para mim esse foi o principal ponto para explorarmos. Isso era perfeito em termos de continuidade porque ela tem essa filha que agora está mais velha e que provavelmente não acredita mais em magia. Decidimos começar daí e foi uma jornada emocionante. Como o Barry disse, tudo começou com Amy e com Giselle", pondera Adam Shankman.


Divulgação/Disney Plus

Ainda mais Encantada


Tendo papel fundamental no retorno de Giselle e dos personagens de Andalasia e Nova York, Amy Adams comenta como foi retornar depois de mais de uma década e como foi o processo criativo da produção. "Para mim, foi interessante porque estávamos tentando entender onde a Giselle estaria hoje. Quando nos despedimos dela, houve uma evolução de quem Giselle era do início de Encantada até o fim do filme. Então, a ideia era pegar essa evolução, mas também garantir que a mantivéssemos fiel aos próprios sentimentos, sem perder a alegria, a ingenuidade, a inocência e a pureza que fazem dela tão especial".



Para a estrela do filme, um dos aspectos mais importantes da produção foi reunir o elenco original de novo. "Tudo foi um prazer enorme, principalmente ter o elenco de volta. Foi tão divertido ver todo mundo voltar a esses personagens, tivemos muita sorte de ter todos conosco. E não posso agradecê-los o suficiente, sou muito grata", Amy Adams celebra.


Divulgação/Disney Plus

Velhos amigos


Praticamente todo o elenco que está retornando ecoa o sentimento de alegria de Amy Adams, à medida que refletem sobre os desafios da nova produção, como pontua Idina Menzel, que interpreta Nancy: "A minha mudança foi drástica (risos). Eu era uma garota cínica de Nova York, passei por um portal e saí [como uma personagem de conto de fadas], foi muito divertido para mim. E o desafio foi tentar encontrar o equilíbrio. Eu conversava com Adam e dizia: 'O quanto eu ainda tenho do meu sotaque de Nova York e o quanto vem desse lugar idílico, romântico e belo [Andalasia]?'.



Patrick Dempsey, que interpreta o Robert, fala sobre o personagem e sobre a experiência no set: "No começo, o Robert é basicamente o mesmo, apesar de ele estar tentando equilibrar a vida entre sua nova bebê e sua outra filha, e depois o conflito dela com a madrasta. Para mim, foi uma experiência incrível. Foi uma época ótima onde eu pude trabalhar um pouco, conhecer a Irlanda e me divertir trabalhando com as músicas e as danças. Foi muito divertido".


Divulgação/Disney Plus

Como vou saber?


Assim como no primeiro filme, a música tem um papel fundamental em Desencantada. A dupla lendária de compositores Alan Menken e Stephen Schwartz retornou para escrever as canções originais do filme. Perguntado se o processo criativo é influenciado pelos atores, como Idina Menzel que possui uma sólida carreira musical, Menken pondera: "Ao invés de escrevermos para atores específicos, eu e o Stephen escrevemos para os personagens e para a história, e aí partimos disso. O que acontece aqui é que os atores são perfeitos para os papéis".



Para a atriz Maya Rudolph, um dos nomes novos do elenco, o trabalho em Desencantada foi a possibilidade de realizar um sonho. "Mesmo tendo tido a chance de cantar em algumas outras coisas antes, nada foi como essa experiência. Saber que eu ia poder cantar uma música de Menken & Schwartz foi realmente uma realização de uma vida inteira", ela comemora.


Gabriella Baldacchino, que foi escolhida para ser a Morgan depois de um longo processo de audições, também descreve o trabalho em Desencantada como uma realização. "Honestamente, dizer que é um sonho que se realizou é a melhor forma de explicar. Quando eu era criança, Encantada era meu filme favorito, então poder se juntar a todas essas pessoas foi surreal para mim. A pequena Gabby provavelmente desmaiaria se ela soubesse onde estamos agora", ela comenta com sorriso no rosto.


Desencantada já está disponível no Disney Plus.


Siga o AD no Twitter e no Instagram para acompanhar as notícias dos filmes e séries da Disney em tempo real, todos os dias.

Comments


bottom of page