top of page

Ganhar ou Perder: Dubladores falam sobre a série original da Pixar

Foto do escritor: Fabrício GirãoFabrício Girão

O diretor de dublagem Rodrigo Andreatto e os dubladores Sylvia Salusti e Cesar Emílio falaram com o AD sobre trabalhar na versão nacional da série do Disney+.

Divulgação/Pixar Animation Studios
Divulgação/Pixar Animation Studios

Ganhar ou Perder, a primeira série original da história da Pixar, chegou ao fim de sua primeira temporada no último dia 12 no Disney+. A produção é uma das mais interessantes do estúdio e foi recebida com aclamação da crítica especializada, trazendo uma narrativa que brinca com as perspectivas de oito personagens diferentes sobre os mesmos eventos em uma semana.


Para celebrar o lançamento de Ganhar ou Perder, o AD teve a oportunidade de entrevistar alguns profissionais responsáveis pela dublagem da série. Falamos com Sylvia Salusti e Cesar Emílio, vozes nacionais da Carole e do Técnico Dan, e também com o diretor de dublagem Rodrigo Andreatto. Eles comentaram os bastidores do trabalho e as mensagens de Ganhar ou Perder. Leia abaixo.


AD: Em uma série que fala tanto sobre diferentes perspectivas, como você construiu a voz do seu personagem?


Sylvia Salusti: Normalmente uso os elementos visuais e de cenário para sentir como seria a construção vocal da personagem. Tento também considerar as nuances e composição feitas pela atriz que construiu a personagem na voz original.


Cesar Emílio: Na dublagem temos vários meios de chegar no resultado final da voz de um personagem. Eu costumo, nos primeiros ensaios, achar um ponto onde a minha voz fique confortável, e sempre o mais próximo possível da voz original.


A partir desse ponto, a figura do Diretor é superimportante pois ele já conhece toda a obra, a história e as características dos personagens. E no caso do diretor de dublagem Rodrigo Andreatto, ele sabia exatamente o tom de voz e o jeito de falar que ele queria, para contar a história toda. Aí foi só confiar nele e me divertir!


AD: Como foi reunir o elenco para dar voz aos Pickles e aos adultos ao redor deles?


Rodrigo Andreatto: A escolha das vozes de qualquer projeto sempre segue critérios técnicos bem específicos e testes, de no mínimo, 3 atores/atrizes para cada personagem. No caso de Ganhar ou Perder não foi diferente. Um dos principais critérios é o que chamamos de “Match vocal”, que nada mais é do que escolher a voz mais parecida com a voz do idioma original, levando em consideração timbre, faixa etária, textura etc.


Divulgação/Pixar Animation Studios
Divulgação/Pixar Animation Studios

AD: Qual foi a parte mais desafiadora da dublagem do seu personagem?


Sylvia Salusti: Geralmente quando nos deparamos com uma animação tão bem-feita e tão precisa, é necessário construir nuances vocais que "colem" na tela, como se a personagem estivesse falando em português.


Cesar Emílio: Certeza que foi exatamente manter o tom de voz calmo e suave. A maior parte do tempo eu falo alto e rápido!


AD: Como você acha que essas vozes se encaixam nos personagens e como elas ajudam a destacar os pontos de vista únicos de cada um?


Rodrigo Andreatto: Nosso papel enquanto dubladores e diretor de dublagem é garantir que a experiência do público e a mensagem a ser transmitida seja exatamente aquela que foi proposta na criação e concepção do projeto original, portanto, com as vozes bem escolhidas, uma direção de dublagem atenta e criteriosa, e um trabalho técnico bem-feitos, no que diz respeito a seguir a interpretação e a mensagem que já estão nas cenas, essa conexão com os personagens acontece naturalmente.


Divulgação/Pixar Animation Studios
Divulgação/Pixar Animation Studios

AD: O que você acha que Ganhar ou Perder pode ensinar a adultos e crianças?


Sylvia Salusti: A vida é um jogo. Hora a gente ganha, hora a gente perde, e hora a gente empata. O importante é saber enfrentar o desafio.


Cesar Emílio: Acho que Ganhar ou Perder mostra como cada um de nós passa por dificuldades e desafios, que cada um de nós tem seus limites e maneiras de lidar com esses desafios. Nós precisamos nos acostumar a olhar mais, respeitar mais, cuidar mais, e nos preocupar mais com as outras pessoas, pois muitas vezes elas precisam de ajuda para superar esses desafios, mas não sabem como pedir.


Rodrigo Andreatto: A ter empatia! No geral, temos percepções, opiniões e julgamentos que nos fazem concluir algo de acordo com o que pensamos. Se colocar no lugar do outro e tentar entender os motivos pelos quais as pessoas agem como agem, pensam como pensam, é o que pode tornar nossa vida mais harmoniosa. Pra mim é disso que se trata Ganhar ou Perder, aprender a ter empatia.


Todos os episódios de Ganhar ou Perder já estão disponíveis no Disney+. Leia a crítica do AD aqui.


Siga o AD no Twitter e no Instagram para acompanhar as notícias dos filmes e séries da Disney em tempo real, todos os dias.

Comments


Foto de Fabrício Girão, criador do AD

FEITO POR FABRÍCIO GIRÃO

@fabriciogiraob

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DOS FILMES DISNEY NAS REDES DO AD

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Não possui vínculo ou afiliação à Walt Disney Company.

© 2023 por Almanaque Disney. Desenvolvido por Isabela Santana em Wix.com

bottom of page