Em evento com jornalistas, Pixar exibiu grande parte do primeiro ato do filme, estabelecendo a aventura de Joe e 22.
Em setembro, a Pixar reuniu virtualmente jornalistas de diversos portais de entretenimento dos Estados Unidos para um evento especial para promover Soul, novo longa animado do estúdio. Foram exibidos os primeiros 35 minutos do filme, seguidos de uma conversa com o diretor Pete Docter, o codiretor e roteirista Kemp Powers e a produtora Dana Murray.
O portal Screen Rant fez uma descrição completa das cenas mostradas, então traduzimos o material especialmente para os fãs brasileiros. Você pode acessar o texto original completo aqui. Vale lembrar também que a grande maioria dessas cenas está no trailer do filme.
Observação: Com exceção do Além e do Pré-vida, alguns nomes de lugares e coisas do filme são apenas traduções literais dos termos em inglês, não há confirmação se eles serão utilizados na versão brasileira.
Descrição do início de Soul:
O filme começa em Nova York, onde o professor Joe Gardner está ensinando uma banda escolar. Quando Joe era criança, seu pai costumava levá-lo para os clubes de jazz da cidade, e ele se apaixonou pela música desde pequeno. A escola oferece um emprego em tempo integral para Joe, mas ele tem sonhos maiores.
Enquanto Joe avalia aceitar o emprego, ele recebe uma ligação de um ex-aluno que informa sobre uma audição para tocar piano no Quinteto de Dorothea Williams, uma famosa cantora de jazz. Ele dá tudo de si na audição, impressiona Dorothea e consegue a vaga. Empolgado em ver seu sonho se realizando, Joe se descuida e cai em um bueiro, aparentemente morrendo.
Agora alma, ele encontra outras almas indo para o Além, o lugar para onde elas vão depois de morrerem na Terra. Descontente com esse destino, ele foge e vai parar no Pré-vida, onde as almas adquirem suas personalidades antes de irem para a Terra, através de um portal. Joe tenta usar o portal repetidas vezes para voltar para casa, mas não consegue.
O professor é então confundido com um dos mentores do Seminário Você (You Seminar, no original), onde ele é designado a uma alma gêmea. Os mentores ajudam as jovens almas a encontrar seu propósito, e Joe fica responsável por 22, uma alma rebelde que não vê benefícios em ir para a Terra viver.
Joe precisa ajudar 22 a encontrar sua Faísca (Spark, no original), que ela precisa para ser uma alma completa. A Faísca é a principal paixão de uma alma, o que dá propósito a ela. Se 22 encontrar sua Faísca, ela completa seu Passe para a Terra (Earth Pass, no original), que a permite ir para o planeta. Ela combina que, se completarem o Passe, Joe pode ficar com ele para voltar para seu corpo.
Eles exploram o Pré-vida e visitam lugares como o Hall de Você (Hall Of You, no original), um museu que mostra os momentos da vida do mentor e o Hall de Tudo (Hall Of Everything, no original), um lugar com literalmente todas as coisas do mundo, onde as almas procuram sua Faísca. Nessa cena, é mostrado que 22 teve mentores famosos como Madre Teresa e Abraham Lincoln, mas nenhum foi capaz de guiá-la para seu propósito.
22 leva Joe para um lugar chamado A Zona (The Zone, no original), que é o espaço entre o mundo físico e o mundo espiritual. Ele descobre que existem almas que ficam presas nesse lugar, porque não conseguem se conectar a seus corpos na Terra. Há um grupo de personagens que ajudam as almas perdidas, mas eles nunca fizeram essa conexão com uma alma de alguém que morreu. Eles abrem um portal e Joe vê seu corpo em uma cama de hospital. Ele pula cedo demais, levando 22 com ele, e a exibição da Pixar se encerrou aí.
O que isso significa?
Essa descrição e uma reportagem publicada mais cedo pela EW confirmam uma teoria que surgiu depois do primeiro trailer do filme: Joe e 22 retornam para a Terra ainda no início do filme, um no corpo de Joe e o outro no corpo do gato dele, Mr. Mittens. Nossa aposta é que Joe é quem vai para o corpo do gato, a partir desse momento mostrando a 22 como é a vida na Terra.
Soul estreia exclusivamente no Disney Plus no dia 25 de dezembro.
Comentários