top of page

Um Completo Desconhecido forja Bob Dylan entre a música e o mistério

Foto do escritor: Fabrício GirãoFabrício Girão

Cinebiografia chega aos cinemas brasileiros nesta semana com oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Ator para Timothée Chalamet.

Timothée Chalamet em Um Completo Desconhecido
Divulgação/Searchlight Pictures

Um Completo Desconhecido, filme indicado a oito Oscars que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (27), existe como um paradoxo engraçado. É mais uma cinebiografia de uma lenda da música (desta vez, Bob Dylan), mas que se recusa a seguir uma abordagem comum ao narrar a ascensão de seu personagem principal.


O filme de James Mangold rejeita estabelecer uma origem familiar e acompanhar a carreira de Dylan através das décadas, em uma abordagem meio página de Wikipédia. Ao invés disso, carrega o surgimento do artista e seu passado de mistério e se mostra interessado apenas em seu olhar revolucionário para a música.



E essa escolha traz vigor para o longa que tem seus momentos mais fortes justamente quando a música ocupa o lugar de destaque. Muito disso é reflexo direto da atuação fantástica de Timothée Chalamet, que encontra Bob Dylan nos trejeitos e na forma de falar, mas que se apossa do Dylan personagem ao cantar ele mesmo as canções imortalizadas ao longo dos anos. Monica Barbaro também impressiona com sua Joan Baez, preenchendo as cenas com uma presença marcante e se mostrando a única que consegue minimamente confrontar Dylan na trama e de ofuscar Chalamet em cena.


Para além de um trabalho muito preciso em recriar a estética do fim dos anos 1950 e início dos 1960, Um Completo Desconhecido é ainda mais bem sucedido em capturar a sensação de transformação que Bob Dylan provocou na música folk, com composições históricas. E o filme vai além, mostrando que o espírito ousado de Dylan não se permitia ficar limitado a rótulos ou expectativas, provocando transformações que mudaram o cenário musical para sempre.


Entre apresentações históricas, ideias transgressoras e uma dificuldade nas relações interpessoais, potencializada por uma teimosia em fazer apenas o que ele quisesse, Um Completo Desconhecido retrata Bob Dylan como homem difícil, mas um gênio incontestável. Nem todas as partes do filme tem a força do artista, mas grandes momentos musicais conseguem conjurar magia na tela e revelar a potência de sua contribuição para a história da música.



Pôster oficial de Um Completo Desconhecido

Um Completo Desconhecido

Ano: 2024

Direção: James Mangold

Elenco: Timothée Chalamet, Monica Barbaro, Edward Norton, Elle Fanning e Dan Fogler.


Timothée Chalamet faz grande trabalho em Um Completo Desconhecido, um filme que exalta Bob Dylan por sua genialidade.


Nota: 4/5


Comments


Foto de Fabrício Girão, criador do AD

FEITO POR FABRÍCIO GIRÃO

@fabriciogiraob

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DOS FILMES DISNEY NAS REDES DO AD

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Não possui vínculo ou afiliação à Walt Disney Company.

© 2023 por Almanaque Disney. Desenvolvido por Isabela Santana em Wix.com

bottom of page